julho 08, 2008

Mais fatos sobre o Nióbio brasileiro

.

Fatos e citações retirados do blog Nióbio é do Brasil por Honório Palma da Fonseca Neto

- A CBMM e Araxá

A maior reserva do mundo de nióbio está na cidade mineira de Araxá. Seu prefeito atual foi eleito pela interessante e inusitada coligação de 14 partidos políticos.

Em entrevista, o Secretário de Turismo da cidade de Araxá relatou a importância do nióbio: "Os hotéis ficam lotados de americanos, japonezes, europeus, canadenses, árabes e endinheirados do mundo inteiro atrás desse tal de nióbio... eles precisam dele para mil e uma utilidades... principalmente para a fabricação de turbinas de aviões".

A CBMM - Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, fundada em 1955, é uma empresa privada dedicada à extração, processamento, fabricação e comercialização de produtos a base de nióbio.

Uma conta de participação nos lucros entre a estatal CODEMIG e a CBMM garante a exploração racional do depósito de nióbio próximo à cidade de Araxá/ MG. O contrato concede 25% de participação nos lucros operacionais da CBMM ao governo do estado de Minas Gerais. Desde 1961, a CBMM extraiu 15,5 milhões de toneladas de minério destas reservas, com uma taxa média anual de 800.000 toneladas.

A CBMM é a única produtora de nióbio com presença em todos os segmentos de mercado. Com subsidiárias na Alemanha, a Niobium Products Company Gmbh, em Dusseldorf; na América do Norte, a Reference Metals Company Inc, em Pittsburgh e na Ásia, a CBMM Ásia Co. Ltd. em Tóquio.

- Utilização do NIÓBIO

O nióbio é empregado na fabricação de:

. Ligas e super ligas que operam a altas temperaturas em turbinas de aeronaves a jato, supercondutores e magneto-permanentes;

. Fundição de ferro e em ferramentas de aço, conferindo maior dureza e resistência;

. Tubulações de grande porte para gás e óleo;

. Eletroldo e solda elétrica;

. Aço inoxidável;

. Na construção naval, reduz o peso da embarcação mantendo a mesma capacidade de carga;

. Em sistemas avançados de fornecimento de ar, como os utilizados no programa espacial "Gemini";

. Na indústria automobilística, em peças de aço estrutural de alta resistência;

. Quando adicionado ao aço inoxidável é utilizado em sistema de escapamento dos automóveis;

. Na produção de ligas superondutoras de nióbio-titânio usadas na fabricação de magnetos para tomógrafos e ressonância magnética;

. Em cerâmicas eletrônicas e em lentes de câmeras;

A aplicação mais importante do nióbio é como elemento de liga para conferir melhoria de propriedades em produtos de aço, especialmente nos aços de alta resistência e baixa liga.

- Brasil, um país mal amado!

O nióbio é vendido no mercado mundial a R$400,00 o kg, enquanto que um metro linear de chapa para ser utilizada em aeronaves é comercializada a US$ 50.000,00, sem falar quanto à sua utilização nas missões espaciais em todo o mundo.

Minha geração nasceu para trabalhar para não conseguir pagar se quer os juros da nossa dívida externa, enquanto que as nossas riquezas estão sendo saqueadas bem debaixo dos nossos olhos e os impostos se multiplicando.

Quem se lembra da Serra Pelada? Onde foi parar todo aquele ouro suficiente para pagar TODA a dívida externa do Brasil?

E para onde vai TODO o MINÉRIO de FERRO do Pará?

Será que não seria conveniente montar uma siderúrgica para fazer ao menos um pouco chapa de aço, gerando renda e emprego aos brasileiros, ao invéz de se mandar todo o minério em estado bruto para o exterior? Ou esta é mais uma história do saudoso Páu-brasil?

Até quando este país mal amado, continuará sendo saqueado?

.

Nenhum comentário:

Outras publicações